O CRR: Ensino, Pesquisa e Extensão

Compartilhe:

A interconexão é fundamental para ajudar.

O Centro Regional de Referência em Drogas da UFMG (CRR-UFMG) é uma colaboração entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça. Esta parceria nasceu em 2012 com uma iniciativa do Departamento de Saúde Mental e teve como objetivo principal a formação continuada de profissionais ligados a assistência de usuários de drogas e seus familiares.

O CRR-UFMG tem fomentado a colaboração multidisciplinar e multi-institucional. Além de contar com uma equipe de professores de diversas formações ( médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, advogados, químicos) tem parcerias com outros departamentos da UFMG e outros orgãos públicos.

Ensino

O CRR-UFMG iniciou suas atividades de formação em 2013 junto a prefeitura do município de Contagem e já capacitou mais de 250 profissionais em 5 cursos e realizou o I Simpósio Internacional de Pesquisa sobre Drogas.

Pesquisa

Além das atividades de capacitação o CRR-UFMG conta com Centro de Pesquisa e Inovação em Adictologia (CrIA) que realiza pesquisas no domínio das dependências químicas e produz evidências experimentais, clínicas e epidemiológicas para consubstanciar políticas públicas e desenvolver novas modalidades de tratamento para as dependências químicas.

Extensão

O CRR-UFMG também realiza atividades de extensão universitária através das representações dentro de conselhos e orgãos consultívos sobre drogas, do Ambulatório de Dependências Químicas do Serviço de Psiquiatria do HC-UFMG e das atividades educacionais realizadas através de palestras e oficinas.

Projetos realizados

1-