Vulnerabilidade e o uso de drogas

Compartilhe:

Foi publicado o livro Vulnerabilidade e o uso de drogas  e ele pode ser obtido clicando aqui.

Frederico Garcia

Michelle Ralil da Costa

Lívia Pires Guimarães

Maila de Castro

Construímos este livro com o objetivo de discutir os múltiplos aspectos da vulnerabilidade ligada ao uso de substâncias psicoativas. Para isso, reunimos colaboradores com grande experiência e prática no campo da vulnerabilidade.
Este livro foi dividido em três partes. Na primeira, apresentamos e discutimos o conceito de vulnerabilidade sob várias perspectivas do saber. Na segunda parte, relatamos os aspectos da vulnerabilidade específica a diferentes grupos e situações. Na terceira parte, reunimos um conjunto de artigos, descrevendo modelos e métodos de abordagem da vulnerabilidade associada ao uso de drogas.
Em nossa visão, o conceito de vulnerabilidade ajuda a compreender por que algumas pessoas experimentam drogas e evoluem para a dependência química e outras conseguem superar o uso.
No campo da saúde, compreender as vulnerabilidades a que estão expostas as pessoas é compreender não apenas as condições que podem deixá-las em situação de fragilidade e expô-las ao adoecimento, mas também os recursos que cada indivíduo ou grupo social dispõe para enfrentar essas fragilidades.
Esperamos que a leitura desta obra possa ampliar seu conhecimento sobre a vulnerabilidade e contribua para a melhoria das práticas assistenciais e preventivas no domínio dos transtornos por uso de substâncias. Boa leitura!

 


Acessar este Artigo